BAIXE O MEU APP

Blogs

Você está aqui

Quando o cão e o gato viram predadores, a culpa é do Homem

Quando o cão e o gato viram predadores, a culpa é do Homem

O Rio de Janeiro é o estado com a maior concentração de áreas protegidas de Mata Atlântica do Brasil. Uma fauna diversificada e nativa habita essas reservas. Mas elas estão sendo dizimadas. E por mais que possa parecer inacreditável, por cães e gatos.  E a culpa é daquele que se proclama seu melhor amigo: o homem.

De volta às origens

Muitas vezes, por motivos que eu não consigo nem imaginar, alguém abandona na rua seu “amigo”. Quando isso acontece no em torno de um parque, de uma reserva, na maioria das vezes o cachorro volta às suas origens de caçador, se organiza em matilhas e preda para sobreviver. Além de caçar para comer, ele pode causar grandes estragos introduzindo uma série de doenças em um ambiente onde essas doenças não existiam.

Ambiente Animal

Esse projeto é da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), com recursos da Compensação Ambiental é executado com o VivaRio em parceria com a Can & Fel.Seu início foi em dezembro de 2017 e vai até dezembro de 2019 fazendo ações no entorno de todas as áreas de reserva do estado.

Ele vai trabalhar em duas frentes:

A primeira é na educação. Convencer os donos de animais domésticos a fazer a esterilização de seus amigos de estimação. No Brasil ainda há muito preconceito com relação à castração, o que é uma grande bobagem

A segunda é na ação diminuindo o número de animais abandonados.

Isso será feito com campanhas de esterilização em áreas nos entono das reservas.

A ideia é diminuir a procriação.

Um outro projeto da minha gestão, o Eco Moda, que cria roupas com a reutilização de tecidos e outros materiais, vai fornecer as roupas cirúrgicas para o pós-operatório. Isso foi algo que me deixou muito feliz, porque é a sinergia de dois projetos que começaram na minha gestão, cria um novo produto para o nosso projeto de moda sustentável e vai ajudar muito os protetores e donos dos animais, que arcariam com o custo da roupinha. Veja no vídeo!

Além disso, o Ambiente Animal, em conjunto com protetores, quer abrigar animais de rua e conseguir um lar para os animais abandonados através de feiras de adoção.

Eu tenho uma tia que chegou a ter 23 cachorros recolhidos da rua em sua casa. E por ter vivido isso, eu falo sem medo de estar exagerando. Só quem adota um cachorro abandonado sabe realmente o que significa amor incondicional.

Domésticos e selvagens - todos saem ganhando

Fazendo esse trabalho junto a cães e gatos no entorno dos parques de todo estado, além de estar fazendo uma ação com esses amigos, estamos cuidando da fauna das nossas reservas de mata atlântica, já que hoje, eles são seus maiores predadores.

Ajude. Adote, pelo menos a ideia.

Um abraço, André Corrêa!

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin