Blogs

Você está aqui

MAIS DE 600 MIL ÁRVORES PLANTADAS PARA GARANTIR ÁGUA NO FUTURO

MAIS DE 600 MIL ÁRVORES PLANTADAS PARA GARANTIR ÁGUA NO FUTURO

Clique e ouça a matéria em áudio.

O Projeto Água do Rio das Flores foi um importante trabalho pela recuperação florestal que tive a oportunidade de implantar a frente da Secretaria do Ambiente

Amigos, quem acompanha o meu trabalho sabe que Valença tem um papel especial na minha história. Foi lá que comecei a vida política seja como deputado estadual, seja como secretário do Ambiente, não poderia deixar de lado a nossa terrinha, como chamo carinhosamente essa cidade.

O município está localizado em um local de grande visibilidade turística do Rio de Janeiro, o Vale do Café e abriga o Rio das Flores, um dos principais afluentes do Rio Paraíba do Sul, fonte de abastecimento de 80% do Estado. Uma região que sentiu diretamente os impactos da crise hídrica (2014-2016).

Naquela época, o cuidado com a preservação das nascentes em Valença já havia começado com o Programa Limpa Rio. Além da dragagem, naquela oportunidade foi feito o reflorestamento em torno do Rio Bonito e vários outros foram limpos, entre eles o Rio das Flores e o Rio dos Índios, em Conservatória, Osório, São Francisco e Vale Verde. No canal da Varginha conseguimos remover mais de 600 caminhões de vegetação invasora e lixo.

Em 11 de novembro de 2016, plantamos a primeira muda do projeto num final de tarde bastante chuvoso, marcando assim o lançamento de uma das mais importantes ações de reflorestamento da história do Estado o Rio de Janeiro.

Para isso o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) entidade que presidia, viabilizou aporte de cerca de R$ 655 mil para criar o projeto Água do Rio das Flores. O objetivo era recuperar as matas ciliares na região, fundamental para preservar mananciais estratégicos para o abastecimento de Valença e todo o Estado. Para isso, restauramos cerca de 610 hectares e plantamos mais de 600 mil mudas de árvores nativas próximas às margens de rios e nascentes.

Para concretizar esse projeto pela Secretaria de Estado do Ambiente e Instituto Estadual do Ambiente (INEA) contamos com apoio fundamental de parceiros como a Fundação Educacional Dom André Arcoverde - Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA), RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim, Ferroport e o CEIVAP, juntamente com a adesão de produtores rurais da região.

CLIQUE NO PLAY PARA ASSISTIR AO VÍDEO PRODUZIDO POR ESSES PARCEIROS EM 2017 SOBRE O PROJETO ÁGUA DO RIO DAS FLORES:

A Bacia do Rio das Flores é a principal fonte de abastecimento do município de Valença. O objetivo do projeto foi recuperar as matas ciliares na região, medida fundamental para preservar mananciais estratégicos para o abastecimento.

Apesar de a Bacia do Rio das Flores ter cerca de 32% de sua área coberta por florestas, cerca de 66% da área total é utilizada por pastagens e atividades agrícolas, o que degradou a cobertura verde da região. A proposta era restaurar 610 hectares dessa área por meio do plantio de mais de 600 mil mudas de árvores nativas próximas às margens de rios e nascentes.

Da área total da Bacia do Rio das Flores (16.168 hectares), cerca de 19% corresponde a Áreas de Preservação Permanente (APP).

Como grande parte das áreas a serem recuperadas ficavam dentro de propriedades particulares como sítios e fazendas, o ponto-chave do projeto foi a conscientização e orientação técnica dos produtores rurais da região para aderirem ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) que permitiu identificar essas áreas. As visitas de divulgação e sensibilização foram bem sucedidas, com dezenas de propriedades aderindo ao projeto.

Só vamos ter segurança hídrica quando entendermos que a preservação da água é responsabilidade de todos nós. O Projeto Água do Rio das Flores é uma ação que irá garantir a oferta de água para as atuais e futuras gerações, em qualidade e quantidade.

Passados nove anos de seu lançamento fico muito feliz de ver esse projeto, iniciado na minha gestão como secretário cumprir seu objetivo de ajudar a recuperar o ecossistema local.

Um grande abraço.

DEPUTADO ESTADUAL ANDRÉ CORRÊA

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS