BAIXE O MEU APP

Olá, faça seu login ou cadastre-se.

Você está aqui

Parque Estadual Cunhambebe promove atividades de educação ambiental para o público infantil

Parque Estadual Cunhambebe promove atividades de educação ambiental para o público infantil

Uma prancha para a prática de Stand Up Paddle confeccionada a partir de  garrafas pet foi uma das atividades oferecidas ao público infantil, nesta quinta-feira (27/7), pelo Parque Estadual Cunhambebe, situado no Sul Fluminense  e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A programação, gratuita, incluiu ainda caminhada pela trilha do Curumim, adaptada para portadores de necessidades especiais e plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica. As atividades contaram com a participação de, aproximadamente,  cem pessoas, entre as quais alunos das Escolas Municipais  Caetano de Oliveira e Coronel Moreira da Silva.

 

Depois de pronta, a prancha ecológica foi utilizada por um dos alunos para a prática de Stand Up Paddle no Rio do Sahy. 

 

Idealizada pelo casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin, a prancha ecológica foi uma ideia que surgiu quando eles estiveram no Havaí:

 

“Lá, descobrimos que é possível reaproveitar esse tipo de resíduo para fazer essa prancha. Então, importamos a ideia e a trouxemos para Santa Catarina. Agora, estamos buscando levar esse conhecimento para outras partes do país. É uma forma de dar destinação ambientalmente adequada para esse tipo de resíduo”, disse Jairo Lumertz.

 

Além da oficina, os alunos também percorreram a trilha Curumim, situada em Mangaratiba onde fizeram o plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica. Com 1.300 metros de extensão, esse atrativo foi preparado para receber portadores de necessidades especiais (cadeirantes) e seu ponto de partida é ao lado da sede do parque, em Mangaratiba. Todo o percurso é interpretativo e sensorial, com sinalizações durante o trajeto.

 

“A nossa unidade de conservação mantém um diálogo constante com a comunidade local que faz questão de participar da vida do parque. Atividades dessa natureza envolvendo sobretudo as crianças pois elas estão aprendendo, desde pequenas, que muito do que descartamos pode ser reaproveitado”, disse o gestor da unidade de conservação, Juliano Gobbi.

 

Com área aproximada de 38 mil hectares, o Parque Cunhambebe está situado na Região da Costa Verde do Estado e abrange parte dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Rio Claro. Com 1,5 mil metros quadrados, a sede sustentável conta com sistemas de energia solar para aquecimento de água, reúso de águas pluviais e telhado verde.

 

Por Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de