Notícias

Você está aqui

Secretaria de Estado do Ambiente e Arquidiocese do Rio de Janeiro formalizam parceria na cerimônia de abertura da 56ª Feira da Providência

Secretaria de Estado do Ambiente e Arquidiocese do Rio de Janeiro formalizam parceria na cerimônia de abertura da 56ª Feira da Providência

O Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), vai ganhar a adesão das igrejas católicas do município do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado do Ambiente e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro formalizam uma parceria, nesta quarta-feira (30/11), durante a cerimônia de abertura da 56ª Feira da Providência, no Riocentro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. 

 

Pela parceria, as paróquias da cidade, entre elas a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, irão disponibilizar para a população  ecopontos para coleta de óleo de cozinha usado. Já a Secretaria, através programa Ambiente Solidário /PROVE, oferecerá infraestrutura técnica e logística para o recolhimento do produto que terá destinação ambientalmente adequada: servirá de insumo para a produção de biodiesel. A renda  obtida com a venda do óleo vegetal será destinada a um fundo que será criado para financiar projetos sociais tocados em parceria com a igreja católica.

 

O Prove foi criado pela Secretaria de Estado do Ambiente com o objetivo de evitar o despejo de óleo de cozinha usado em rios e córregos, ao estimular sua coleta e reutilização na produção de fontes alternativas de energia, como o biodiesel. 

 

Atualmente a maior parte do óleo vegetal é despejada em ralos, comprometendo as tubulações dos edifícios e das redes de tratamento de esgoto. Nas regiões onde não há rede coletora, o óleo vai diretamente para os rios e lagoas, baías, etc. Aumentando significativamente a poluição e a degradação ambiental. Essa prática acarreta prejuízos à população, às concessionárias de saneamento e aos governos. O Prove tem dialogado também com prefeituras, iniciativa privada, organizações sociais, condomínios, associações de moradores, igrejas, comércio, escolas públicas, etc. Estabelecendo parcerias focadas na coleta de óleo de cozinha e o recolhimento do produto é feito por cooperativas de catadores outros recicladores e a renda obtida com a comercialização é revertida para a geração de renda para catadores, recicladores e ações socioambientais.

 

Informações sobre a retirada de óleo de estabelecimentos comerciais ou condomínios  pelos telefones  (21) 2334-5902  (21)2334-5354, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h. E-mail: [email protected]gmail.com.

 

Feira da Providência

 

O Mundo Unido pela Cultura. Este é o tema da Feira da Providência, que, este ano, acontece de 30 de novembro a 4 de dezembro, do Riocentro.  Um dos mais tradicionais eventos socioculturais do Rio de Janeiro, a Feira da Providência está completando 56 edições e vai oferecer para os visitantes uma viagem cultural através das tradições, do folclore, do artesanato, da música e da gastronomia de diferentes estados e países. 

 

Anualmente, mais de 100 mil pessoas circulam pela Feira durante os cinco dias de evento.

 

Quando: Quarta-feira (30/11); às 11h30

Onde: Pavilhão 2 do Riocentro, Avenida Salvador Allende, nº 6.555, Barra da Tijuca

 

Por Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin