Blogs

Você está aqui

Projeto Rios da Serra é reconhecido como uma das 100 melhores práticas de gestão local

Projeto Rios da Serra é reconhecido como uma das 100 melhores práticas de gestão local
O projeto vem recuperando áreas de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, devolvendo bem-estar às famílias vítimas das enchentes

Os desastres naturais ocorridos na Região Serrana - em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis - estão marcados na história de muitas famílias que viviam em área de risco. Sabemos o quanto é importante evitar e minorar os efeitos destes acidentes naturais. Pensando nisso, o Projeto Rios da Serra veio para melhorar a qualidade de vida das comunidades suscetíveis às características geográficas, que permite alagamento e concentração de águas, além das frequentes chuvas destas regiões.

Nosso trabalho está prosperando. O Projeto Rios da Serra, do INEA, ficou entre as 100 Melhores Práticas Em Gestão Local, reconhecimento promovido pela Caixa Econômica Federal. O certificado tem como objetivo valorizar experiências locais que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas e disseminá-las por todo o país. A partir de agora, o projeto do INEA constará no acervo de boas práticas da CEF para servir de referência para outros projetos e concorrer a prêmios em futuras edições.

Prevenção contra desastres climáticos na época de chuvas com o Projeto Rios da Serra

Estudos hidrográficos e geográficos feitos pelo INEA mapearam a região do Rio Príncipe e apontaram as principais áreas de desocupação e ocupação para as famílias que antes se concentravam em áreas de risco. Com o investimento de cerca de R$ 160 milhões, o Projeto Rios da Serra reflorestou áreas impactadas, realizou a limpeza, desassoreamento e a recuperação das margens dos rios, realocou as comunidades afetadas pelas chuvas e inundações, dando a elas condições mais dignas de moradia.

Entre as ações realizadas, estão:

●     Desmonte de aproximadamente 6 mil m3 de rocha do leito do rio Príncipe;

●     Desassoreamento com a retirada de mais de 13 mil m3 de resíduos;

●     Implantação de mais de 1 km de calha redimensionada;

●     Revestimento de 8 mil m2 das margens dos rios com biomanta vegetal feita de fibra de coco.

Veja as principais melhorias executadas pelo Projeto Rios da Serra neste vídeo:

O certificado concedido pela Caixa Econômica Federal em reconhecimento ao projeto realizado pelo INEA indica que estamos no caminho certo. A previsão para a conclusão das obras é 2017. E até lá, temos muito o que evoluir. A conquista é de todos, sobretudo das famílias que lá residem, que terão o direto à moradia em local seguro.

Em minha recente entrevista, reafirmei o compromisso, assumido pelo Governo do Estado, pelo próprio Governador Pezão, sobre o pagamento das indenizações às famílias: 483 já foram indenizadas e restam 29 famílias a serem auxiliadas. Aquelas que já foram indenizadas podem recomeçar suas vidas com mais tranquilidade, como a dona Lilia Faria Pires, moradora do bairro Campo Grande, em Teresópolis, que viu sua casa quase totalmente destruída em 2011 e, agora, terá a oportunidade de adquirir outra, no bairro São Pedro. Sua filha Adriana, também vítima da enchente, já recebeu a indenização e o filho, Adilson, também foi contemplado. “O que sinto é alívio. Há quatro anos não dormia direito”, desabafou dona Lilia em entrevista ao portal G1.

O diálogo com a comunidade ganhou mais fluência e agilidade com a contratação do Viva Rio Socioambiental para executar o trabalho social dentro do projeto Rios da Serra. Desde março, os técnicos estão promovendo encontros comunitários em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, e realizando uma pesquisa de campo para conhecer o perfil socioeconômico dos moradores das áreas abrangidas pelo projeto.

Convido vocês a acompanharem a evolução do pagamento às indenizações às famílias vítimas das enchentes neste vídeo:

E, por fim, gostaria de agradecer e parabenizar o INEA, em sua atuação no estudo da hidrografia e topografia da região serrana do Rio de Janeiro, que permitiu que as obras de recuperação ambiental pudessem ser realizadas com o melhor embasamento possível, contra enchentes e alagamentos, com a finalidade de dar à comunidade local melhor qualidade de vida. Recebam o  meu muito obrigado!

O Prêmio Melhores Práticas de Gestão Local – Projeto Rios da Serra é de todos. Vamos seguir juntos!

Forte abraço,

Secretário André Corrêa

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin