Blogs

Você está aqui

RETROSPECTIVA 2015: UM OLHAR PARA AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DO ANO

RETROSPECTIVA 2015: UM OLHAR PARA AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DO ANO

Confira os acontecimentos que foram destaque na gestão ambiental do Rio de Janeiro

No início desse ano, fui nomeado Secretário do Ambiente pelo Governador Pezão e os desafios são enormes. Promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável local se tornou o meu principal compromisso com a população.
 
Desde 1992 – ano em que iniciei a minha vida pública como vereador de Valença – busco atuar na temática ambiental e da sustentabilidade. Veja este vídeo: 

Na minha primeira gestão, de cara enfrentei o vazamento do emissário submarino de Ipanema. Desta vez, o desafio é a crise hídrica, a pior da nossa história.

Esse e alguns outros temas, em especial, foram o centro das atenções no trabalho do Governo do Estado esse ano. Saiba mais sobre eles:

Crise hídrica - Gestão dos recursos hídricos

A água é um recurso vital e está diretamente ligada à geração de energia, saneamento básico e segurança alimentar. Em março, fui eleito presidente do Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), o que me possibilitou estar ainda mais presente nas discussões e decisões relacionadas à utilização das águas da bacia, que abastece 80% do Grande Rio.
 
Falando no Paraíba do Sul, agora em dezembro tivemos a assinatura, em Brasília, do acordo entre os governos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais que visa aumentar a segurança hídrica dessa bacia hidrográfica. Essa importante iniciativa estabelece as normas de operação do sistema hidráulico da bacia, ajudando a evitar o risco da falta de abastecimento na Região Sudeste. Participam também do acordo a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ceivap.

Agimos intensamente na preservação das águas do Rio Paraíba do Sul e dos principais reservatórios do Estado. Com isso, já se estima uma economia de dois trilhões de litros de água.

Estamos aumentando as áreas protegidas no Rio Paraíba do Sul com a criação do Refúgio da Vida Silvestre, um corredor verde, nas margens do Rio Paraíba do Sul.

Destaco também o projeto Rios da Serra, que realiza a limpeza, o desassoreamento e a recuperação de rios na Região Serrana. Este programa foi reconhecido pela Caixa Econômica Federal como uma das 100 Melhores Práticas em Gestão Local. Ainda sobre a gestão dos rios, temos o projeto Limpa Rio, que faz o desassoreamento e recuperação ambiental das margens e leitos do Estado, resguardando a população das enchentes.

Preservação da Mata Atlântica
Trabalhar pela preservação desse bioma – um dos mais ricos em biodiversidade e também um dos mais ameaçados do planeta – está entre as prioridades do Governo do Estado. Destaco como uma importante realização desse ano a ampliação e a modernização dos parques estaduais, responsáveis por conservar a maior parte da área de mata atlântica.

É importante lembrar que ao combater o desmatamento da mata estamos, diretamente, atuando na preservação dos recursos hídricos. Dentro da área de mata atlântica se encontram nascentes onde afloram diversos rios que abastecem a população. Estima-se que mais de 100 milhões de brasileiros se beneficiam dessas águas, o que inclui o Rio de Janeiro.
 
Nesse sentido, temos a meta de atingir o desmatamento zero no Estado. Um novo mapeamento, feito em maio desse ano, captou trechos que antes não eram vistos por satélite, o que constatou que o Rio ainda preserva 30% de mata atlântica. Além disso, no novo Atlas dos Municípios, o Rio é apontado como referência em preservação desse bioma. 

Saneamento ambiental 

Essa é maior dívida ambiental do País. Aqui no Estado também precisamos melhorar muito. A Baía da Guanabara ainda sofre muito com a poluição orgânica. Esse desafio não será vencido na minha gestão, mas avançaremos.
 
O caminho deste avanço é Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), que atua nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, planos de saneamento municipais. No âmbito do PSAM, fechamos 2015 com duas das principais obras de saneamento do Governo do Estado:

As obras para construção do sistema de coleta e tratamento de esgoto da Bacia do Rio Alcântara, em São Gonçalo, que prevê a implantação de uma rede coletora com 97 quilômetros de extensão, uma estação de tratamento com capacidade para receber até 1.200 litros de esgoto por segundo e nove estações elevatórias de esgoto;

O Tronco Coletor de Esgoto – Cidade Nova, que entrou na fase de obras subterrâneas. Essa medida visa beneficiar mais de 160 mil moradores de seis bairros da região central do Rio por meio do direcionamento correto do esgoto. Além disso, essa obra é mais um passo rumo à melhoria da situação das águas da Baía de Guanabara.

Também realizamos o Evento-teste da Vela para as Olimpíadas de 2016. Muitas horas de trabalho foram dedicadas para melhorar as Ecobarreiras na Baía e criar um novo sistema de funcionamento dos Ecobarcos, que agora são guiados por GPS e possuem monitoramento de marés.
 
Nesse aspecto, um importante passo quanto à melhora das condições da Baía de Guanabara foi a parceria de cooperação técnica firmada pelo Governo do Estado, junto à Secretaria do Ambiente, com universidades fluminenses. Sete dessas instituições e três centros de pesquisa vão acompanhar de perto as ações do Governo . Ainda no sentido de gerar um sentimento coletivo de apropriação dessa causa, também estão sendo desenvolvidos planos de saneamento municipais, que são entregues às prefeituras para orientar iniciativas promovidas localmente.
 
E, por último, destaco a dragagem do complexo das Lagoas da Barra, onde removemos 277 toneladas de detritos acumulados no fundo das lagoas.

Confira de forma dinâmica na linha do tempo abaixo as principais realizações de 2015.

Apesar de esse ter sido um ano difícil, de crise econômica, nos esforçamos muito para seguir com as obras e os projetos para tornar o Rio de Janeiro um Estado cada vez mais sustentável. Sabemos que ainda estamos longe do ideal, mas com muito trabalho avançaremos dia a dia.
 
No ano que vem, a temática ambiental ganhará ainda mais destaque por meio da Campanha da Fraternidade 2016. Assim como diz o título da campanha, “Casa comum, nossa responsabilidade”, nosso planeta é a casa de todos e nesse momento precisamos reunir os nossos esforços em prol da preservação ambiental.
 
Isso fica ainda mais evidente com a realização da Cúpula do Clima de Paris (COP-21) fechando 2015. Participei do evento representando o Estado do Rio de Janeiro e pude acompanhar a aprovação do primeiro acordo global que envolve 195 países para frear as emissões de gases do efeito estufa e lidar com os impactos da mudança climática. É a primeira vez que todos os países participantes reconhecem que o efeito desses gases precisa ser controlado e se comprometem a reduzir suas emissões para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C.
 
No próximo ano, quero estar ainda mais perto de você nessa jornada. Conto com a sua participação na denúncia de irregularidades e alertas sobre possíveis problemas que possam comprometer o meio ambiente e também para compartilhar comigo boas práticas e sugerir ações. Sinta-se à vontade para entrar em contato pelos seguintes canais:

 
Fale Comigo – Área dentro do meu site onde você envia mensagens de acordo com o assunto desejado e ainda pode anexar arquivos para complementar a informação;

Redes sociais – Deixe os seus comentários ou me envie uma mensagem por meio da minha página no Facebook, perfil no Twitter ou canal no Youtube

Agradeço a todos que acompanham o trabalho da Secretaria do Ambiente e participam ativamente por meio das redes sociais. Obrigado por estarem sempre atentos, cobrando e atuando junto com o Governo a favor da preservação do nosso Rio de Janeiro.

Que venha 2016!
Grande abraço,
André Corrêa

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin